16 agosto, 2017

QUANTO MENOR O PH DO PRODUTO É MELHOR?

Já falei aqui no blog sobre o pH dos cabelos e como o pH dos produtos pode influenciar na hidratação dos fios. Mas muitas pessoas pensam que quanto mais baixo o pH dos produtos é melhor, mas isso nem sempre é verdade.
O pH do nosso cabelo gira em torno de 4,5 a 5,5 e se você aplicar um produto com pH muito alto (acima de 7,0), as escamas dos fios vão se abrir e o cabelo vai ressecar, este processo acontece em químicas, alisamentos, tinturas, etc….
Veja na tabela abaixo, nosso cabelo tem pH ácido, por isso quando elevamos ele a mais de 7,0 ele fica com pH alcalino, as cutículas se abrem…e se não forem fechadas, o cabelo perde umidade e hidratação, ficando seco, ressecado, sem brilho e armado.
pH dos Shampoos
O shampoo anti-resíduos tem o pH mais elevado também, pois ele serve para abrir as cutículas e fazer a limpeza profunda, por isso é indicado usa-lo antes de uma hidratação ou reconstrução, ou até mesmo antes de alguns processos no salão que precisam dessa abertura nas cutículas. A frequência de uso também influencia, é indicado usá-lo apenas nesses casos acima e a cada 15 ou 30 dias.
O pH dos shampoos indicado para limpar sem agredir os fios, podem variar entre 5,0 e 6,5. Mas não adianta muito se o produto tem o pH baixo e não tem ativos hidratantes, muitos shampoos não tem nada de ativos hidratantes, por esse motivo que alguns deles, mesmo tendo o pH mais alto (até 7,0), deixa o cabelo mais bonito do que shampoos com pH mais baixos, entende?. A cutícula se abre nas lavagens (levemente) e os ativos hidratantes do shampoo penetram no fio.
pH das máscara e condicionadores
Divas máscaras e condicionadores precisam ter o pH entre 3,5 e 4,5 para fechar as cutículas que foram levemente abertas pelo shampoo. Mas como no caso do shampoo, algumas tem o pH baixo e não tem quase nada de ativos hidratantes, apenas fecham as cutículas sem hidratar muito os fios. Por isso é sempre importante ver os ativos da máscara e o pH também.
Exemplos de pH de  máscaras vendidas em lojas de cosméticos: máscaras Novex, a grande maioria possuem o pH baixo de 3,5, porém não tem muitos ativos hidratantes. Algumas máscaras Seda tem o Ph de 3,3. Haskel Mandioca e Quina tem o de Ph 3,5 e Tresemmé com Ph de 3,3.

Vinagre como Selante de Cutículas
O vinagre de maçã para fechar as cutículas, pode ser usado depois de um processo químico, como luzes, alisamentos ou descolorações, esse processo vai fechar as cutículas e ajudar equilibrar o pH do cabelo, pois o vinagre tem o pH de 2,5.
* Para usar é simples: Basta aplicar com um borrifador a mistura de 100ml de água com 25ml de vinagre de maçã nos fios úmidos, deixar agir por 10 ou 15 minutos e enxaguar, pode finalizar com um condicionador ou com um leave-in.
Lembrando que o pH do cabelo não poderá ser mudado, ele sempre vai variar entre 4,5 e 5,5, por mais que você use produtos selantes com pH super baixo. Por isso indico usar o vinagre ou seladores pós química, somente quando for necessário e não todos os dias, pois a cutícula pode ficar compactada demais e partir.
Então usem com moderação, em caso de necessidade mesmo ou se seu cabelo esta ressecado, pode usar o vinagre toda semana, mas não em todas as lavagens, ok?…pois ele tem o pH baixo demais. Já existe no mercado vinagre próprio para cabelos, com pH mais equilibrado, mas eu não achei para comprar se alguém achar me avisa tá
💕

Bom qualquer dúvida é só comenta aqui em baixo que eu respondo, tá meu benzinho então beijãO e até o próximo post 💋

2 comentários:

  1. Ahhh ótimas dicas , e o vinagre ja vou começar a usar , infelizmente te ja comprei meus produtos , mas a partir de hoje ja vou reparar no ph rs

    ResponderExcluir