Porque nosso humor muda na TPM?? VEM DAR RISADA!!

by - setembro 19, 2018


 0
Oie minhas divas lindas de bonitas tudo bem? Vamos falar hoje da nossa abiguinha TPM?!
Com um pouco de diversão:
Todo mês eu encontro com ela e nossas conversas duram dias a fio. Ela sempre começa puxando assunto:
– Nossa, como você está feia hoje, hein? Está com cara de acabada…
Ela repete, repete, repete isso como um caminhão de gás. De primeira, eu ignoro, deixo ela falando sozinha, mas aquela vozinha irritante não sai da cabeça… Até que, sem paciência, eu respondo:
– Não, não estou feia… Acho que só escolhi a roupa errada hoje, não fiz maquiagem direito. Mas estou bem. Agora sai, porque preciso trabalhar.
Ela retruca como uma criança respondona:
– Roupa errada nada! Você tá é parecendo uma palhaça andando por aí desse jeito. Tá todo mundo reparando, haha.
Quando ela dá essa risada de deboche é o fim. Numa dessas, minha resistência foi para o saco e tudo que sobra é a sensação de estar andando com uma melancia no pescoço e de atrair todos os olhares de desdém pra mim. Vontade de me enfiar no primeiro buraco que aparecer.
Mas não para por aí. O segundo sinal de que ela está ali é o choro sem o menor sentido, por nenhum motivo e, quase sempre, em locais públicos É o ó! Mas quem se controla? É só ouvir uma música romântica, ver uma cena da novela de um casal apaixonado e lá vem ela de novo provocar:
– Você tá vendo só? Porque o seu namorado não faz uma declaração dessas para você, será que ele te ama mesmo ou será que está dando mole para aquela outra menina? Se eu fosse você ficava de olho bem aberto com ele viu!
– Magina, para com isso. É claro que ele me ama, você não sabe de nada! Outro dia ele…
– Ele o que? Te levou pra um lugar legal? E daí… o que adianta se ele não te escuta quando você precisa?

Karlinha á  dramática para o choro sem fim.
Chego em casa e penso na vida, em como tudo está difícil, não era assim que eu queria…tudo fica um tédio e nada me satisfaz, exceto fritura e chocolate (muito dos dois, acreditem!).
Ela sempre fica me dizendo “Come mesmo, come mais um pedacinho que não faz mal”. 

Aí, depois de comer enlouquecidamente e me sentir o peso da culpa, ela ainda vem me dizer “Realmente, não precisava de tanto…vai virar um colchão amarrado desse jeito!”. Vou dormir rezando pra ela ir embora de vez, porque nessa altura nem eu me aguento mais.
Só no sono ela dá uma trégua. E de mansinho, assim como ela veio, ela vai indo embora. Tudo parece que volta ao normal, a roupa encaixa, as olheiras somem, a compulsão por comida também. E volta o cão arrependido, com o rabo entre as pernas, pedindo desculpas pra quem aguentou uns 5 dias de total instabilidade. O namorado volta a ser o melhor do mundo.
Sorte que a querida TPM passa. É bom lembrar que toda vez que ela vier, dias melhores estão por vir.
Após essa brincadeirinha que eu fiz com vocês, vamos falar sério? 
Quase todo mundo sabe que a famosa Tensão Pré-Menstrual (TPM) afeta o estado de humor da mulher. E alguns estudos, como a pesquisa científica realizada pelo bioquímico Mikiya Muramatsu, da Universidade de São Paulo (USP), reforçam essa tese. O que poucos sabem é que esta alteração de humor não ocorre somente no período que antecede a menstruação, mas também durante o período menstrual e até mesmo alguns dias depois, pela alteração abrupta dos níveis hormonais da mulher.
Por isso, muito mais do que “frescurinha” ou forma de chamar atenção, como algumas pessoas adoram contestar, as alterações de humor são o reflexo fisiológico do corpo da mulher pelo aumento da progesterona (hormônio que prepara o útero para a gestação) e da testosterona (hormônio constante nos homens e cíclico na mulher).

O QUE HÁ POR TRÁS DOS SINTOMAS DA TPM

Os sintomas da TPM variam de mulher para mulher, mas normalmente tendem a dar origem ao mau humor, irritação, sintomas depressivos e diminuição da libido, assim como maior facilidade para o surgimento de dor de cabeça, crises de choro e agressividade verbal ou até mesmo física. No corpo, pode apresentar inchaço e celulite, novamente por motivo puramente hormonal: o aumento da progesterona.
Segundo o terapeuta transpessoal Diego Pedroso, existem também aspectos psicológicos, derivados do desconforto da menstruação, que acabam por intensificar todos os sintomas fisiológicos, deixando as mulheres incomodadas, com receio de que um fluxo alto suje sua roupa, por exemplo. Outro sintoma comum é que as roupas não caibam, por conta do inchaço causado nesse período. Tudo isso poderá causar ainda mais raiva, agravando os sintomas naturais de desordem do humor.

TPM PODE SER TRATADA POR MÉTODOS NATURAIS

Existem alternativas naturais que podem ser uma boa saída para mulheres adeptas do mundo alternativo, assim como para aquelas que têm um organismo mais sensível.
Plantas medicinais podem ser utilizadas nas terapias naturais. Confira abaixo alguma delas e aprenda a consumi-las:

AGONIADA (HIMATANTHUSLANCIFOLIUS)

Suas cascas são usadas em forma de chá. O nome “agoniada” vem justamente da ideia de agonia, associada ao desconforto nesse período. É ótima para reduzir cólicas, pois as alcaloides da planta relaxam os músculos lisos, como o útero, diminuindo as contrações.

MODO DE USAR

Utilize duas colheres da casca de Agoniada para cada um litro de água. Ferva a mistura durante dez minutos e então tome de duas a três xícaras por dia, durante 28 dias consecutivos, para que possam surgir os efeitos.

ANGÉLICA (ANGELICASINENSIS)

Normaliza o sangramento para quem tem fluxo intenso e também possui ação analgésica para diminuir cólicas e desconfortos físicos.

MODO DE USAR

Utilize duas colheres do extrato de Angélica para cada um litro de água. Ferva a mistura durante dez minutos e então tome de três a cinco xícaras por dia, durante 28 dias consecutivos, para que possam surgir os efeitos.
O extrato de Angélica e a casca de Agoniada – também conhecida como jasmim-manga ou quina mole – podem ser encontrados em farmácias de manipulação. Como ambos trabalham a ação muscular do útero, é importante evitar seu uso durante a gravidez.

ATIVIDADE FÍSICA NO COMBATE À TPM

Outra forma de combater a TPM é por meio de atividade física. Os exercícios físicos – sejam eles aeróbicos (de baixa ou média intensidade, e longa duração), ou anaeróbicos (de alta intensidade e pouca duração) – reduzem sintomas da TPM, como a alteração constante de humor, a irritabilidade, a retenção de líquido e a instabilidade emocional. Isso ocorre porque a atividade física libera endorfina no corpo, que provoca a sensação de bem-estar. Para potencializar ainda mais este efeito, o ideal é optar por uma atividade física que lhe dê prazer.

CONSCIÊNCIA FEMININA

As alterações de humor que ocorrem antes, durante ou depois da menstruação não são um distúrbio, mas sim um efeito normal. Isso ocorre pelas alterações hormonais que estão intimamente relacionadas com nossos comportamentos e o estresse que antecede este período.
Apesar dos sintomas serem respostas naturais do corpo, a maioria das mulheres sabe que eles não são nada agradáveis. Então, experimente colocar em prática as dicas que aprendeu para amenizar essas reações, por meio de tratamentos fáceis e naturais.
Espero muito que vocês tenham gostado, me conta ai das loucuras que vocês tambem passam todos os meses.
Deixo um enorme beijo e até o próximo post ❤❤❤❤❤

You May Also Like

1 comentários

  1. só rindo mesmo viu, essa período é sempre muito tenso para todas nós e nem sempre somos bem compreendidas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir